Como se tornar cientista de dados: veja o passo a passo

Aqui, o objetivo não é se aprofundar, mas ter uma visão geral de todo o universo em que se está prestes a explorar. Frente a esse cenário, uma das formas de ingressas neste campo de atuação é através de uma especialização. Na Pós PUCPR Digital, por exemplo, você conta com o curso de Big Data e Marketing Intelligence que forma profissionais para atuar com as novas tecnologias. Esse cenário começou a se desenhar no Brasil principalmente no ano de 2021, mas já mostrou que chegou para ficar de vez. Dados da IDC Infobrief revelam que 103 ZB de novos dados devem ser criados em todo mundo até o ano de 2023. Muitas pessoas estão buscando qual curso escolher a partir deste resultado!

Não há uma regra aqui, mas para usuários mais avançados, um sistema Unix é recomendado. Para aqueles que se sentem mais confortáveis com o Windows, não há problema algum. Utilize o Windows como seu sistema operacional base e, se necessário, crie uma máquina virtual com Linux, se quiser processar arquivos com Apache Spark ou realizar outros testes. Você, como profissional, precisa avaliar o momento atual da sua carreira e como pretende estar em 5 ou 10 anos.

O papel do cientista de dados

Essa nova geração de profissionais tem ganhado cada vez mais notoriedade no mercado de trabalho, se tornando um ativo indispensável nas organizações. Aprenda habilidades em tecnologia na prática e com mentoria individual. Cursos flexíveis e time de Ciência de Dados: Ferramentas, habilidades e o melhor curso para você mentores com profissionais de empresas como Disney, Nubank e iFood. Explore os impactos significativos de uma cultura data-driven nos negócios e confira dicas práticas sobre o uso dos dados para o desenvolvimento e crescimento de produtos digitais.

Florian Douetteau aponta que esse tipo de cientista de dados é caracterizado pela pouca profundidade em Ciência de Dados. Segundo o autor, são profissionais que não necessariamente trabalham diretamente na área, mas têm algum conhecimento e precisam dele em parte de sua rotina profissional. Esse tipo de cientista de dados costuma ser o mais procurado pelas empresas brasileiras, principalmente https://diregional.com.br/diario-do-iguacu/cotidiano/2024-03-26-explorando-a-ciencia-de-dados-habilidades-essenciais-e-caminho-para-o-sucesso porque a maioria delas ainda não tem um time de dados muito grande. A vantagem desse perfil é sua versatilidade, que permite uma adaptação a todos os mercados, inclusive menos maduros, como no Brasil. A pessoa cientista de dados também cuida da visualização dos insights encontrados e do compartilhamento desses achados para outras pessoas em uma linguagem compreensível.

Qual é a média salarial de um cientista de dados?

Na plataforma FIAP ON, por exemplo, tem como aprender noções básicas sobre Business Intelligence (BI), Cloud Fundamentals e Big Data, que são assuntos fundamentais para a formação de qualquer profissional da área de dados. O salário de cientista de dados varia de R$12.000 a R$22.000, segundo o levantamento de uma consultoria brasileira. Em apenas um ano, houve uma valorização de 8% da remuneração paga pelas empresas no mercado. Por meio da aplicação desses três princípios, o profissional desenvolve
soluções inteligentes para empresas de vários setores.

como ser cientista de dados

Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *